top of page

VOCÊ SABE O QUE É OBESIDADE MENTAL?

Será que você sofre desse problema?

Obesidade mental é causada pela overdose de informações e conteúdos expostos ao seu cérebro por um determinado período de tempo. Quanto mais você consome informações, seja nas redes sociais, livros, noticiários, cursos mais seu cérebro se sobrecarrega e torna-se "obeso".


A obesidade mental deixa nosso cérebro tão sobrecarregado de informações que os lobos frontais (responsáveis por funções humanas essenciais, como a capacidade de planejar, priorizar e antecipar) não conseguem trabalhar corretamente, o que é interpretado como mensagens de ansiedade e medo pelas regiões cerebrais mais primitivas.

Não é à toa que nos tempos modernos as pessoas em geral, especialmente os jovens, enfrentam tantos problemas – como crises de ansiedade e ataques de pânico.


Acreditamos que nos manter “informados” e “por dentro” de todos os assuntos é benéfico para o nosso cérebro, mas os excessos provocam justamente o contrário: sabemos muito, mas nos tornamos incapazes de aplicar esse conhecimento em nossas vidas.

Lidar com isso depende inicialmente de perceber o quão esgotado o seu cérebro pode estar. Para isso perceba quantas vezes por dia você consome conteúdos e como você se sente ao final do dia depois desse tanto de informação.


A partir dessa observação é necessário aprender a dar pausas e alternar os tipos de estímulos oferecidos à sua mente. De maneira que você possa manter-se informado ou focado nos estudos mas também seja possível para seu cérebro relaxar com coisas que lhe deem prazer.


Caso não seja possível lidar com isso sozinho(a) é fundamental a busca por terapia.

1.377 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page