top of page

Você sabe o que é "Burnout Afetivo"?


A Síndrome de Burnout, normalmente associada ao esgotamento por excesso de atividades profissionais, se instala quando há estresse em tempo integral, provocando o esgotamento emocional e físico.


Da mesma forma o Dating Burnout, ou Burnout Afetivo gera sintomas de fadiga e esgotamento porém relacionados às experiências afetivas, tentativas de relacionamento e também aos aplicativos de namoro


Ou seja, não é somente o campo ocupacional que pode levar a uma fadiga intensa. Isso porque cada vez mais pessoas experimentam os mesmos sinais de cansaço físico, mental e emocional, queda na energia, disposição e produtividade e até mesmo baixa na imunidade, dor de cabeça e crises de ansiedade


Confira 07 sinais de que você pode estar sofrendo de Burnout Afetivo:



1. Você acha que se relacionar com outras pessoas dá muito trabalho ou é cansativo;


2. Baixo interesse em procurar se relacionar com outras pessoas;


3. Indiferença diante de atividades que antes eram prazerosas;


4. Você revive as experiências ruins de forma vívida;


5. Intenso questionamento sobre a própria capacidade de se relacionar e de sustentar um relacionamento de longo prazo;


6. Medo da rejeição ("não sou bom o suficiente para ninguém")


7. Sentimento de incapacidade ("não sou capaz de encontrar alguém")


Se você atingiu o ponto de exaustão nos relacionamentos e isso está causando um intenso sofrimento físico e psicológico, é importante buscar ajuda especializada.


O passo mais importante é conhecer a sua mente, seus processos emocionais e ter domínio sobre os mecanismo comportamentais que regem suas relações.


É importante também valorizar os momentos de solidão para aceitar e superar experiências do passado. O que pode ser desafiador para quem se sente pressionado a ter um relacionamento para se mostrar bem-sucedido. Mas é totalmente necessário.

Dessa forma é possível desenvolver musculatura e liberdade emocional e viver melhor sozinho ou em um relacionamento.


É possível tratar essa síndrome sozinho desde que esteja em estágio inicial. Porém, se você percebe que não consegue fazer isso, deve buscar imediatamente ajuda profissional!


159 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page