O empresário, professor e bilhonário Charles Koch ensina como empreender seus negócios com base na neurociência
O sexto homem mais rico do mundo, CEO da Koch Industries, gigante do setor industrial americano, Charles Koch, tem muito a nos ensinar em se tratando de empreender com base na neurociência.
O bilionário americano prefere manter-se no anonimato, mas se tornou conhecido após a publicação de seu livro “A ciência do sucesso”. No livro, ele conta a sua história no mundo dos negócios baseado nos princípios da neurociência. Segundo Koch, em tudo que faz ele aplica esses princípios e assim tem alcançado ótimos resultados.
A neurociência é um conjunto de disciplinas que estudam a estrutura e o nosso sistema nervoso, facilitando nosso aprendizado sobre tudo – inclusive o mundo dos negócios. Nas situações em que nos envolvemos e que nos consomem momentos tensos e de decisões rápidas, a neurociência pode ajudar bastante. Ela permite formarmos modelos mentais e nos guiar em pensamento sobre como agir.
Koch cita no livro que utiliza essas técnicas principalmente nos momentos em que está negociando a aquisição de uma nova empresa, fazer funcionários produzirem mais e melhor e promover as pessoas a buscarem inovar, fugindo de padrões antigos e ultrapassados.
Alguns princípios que Koch cita no seu livro, a partir da neurociência:
Visão: determinar onde e como a organização pode chegar a maior valor e ao longo prazo;
Virtudes e Talentos: pessoas capacitadas e talentosas merecem ser contratadas, manter-se na empresa e ajudarmos a se desenvolverem;
Processos de conhecimento: criar, adquirir, compartilhar e aplicar conhecimentos relevante e mensurado para atingir a rentabilidade;
Delegar poderes de decisão: colocar nas mãos das pessoas certas o poder de decisão e responsabilizá-los;
Incentivos: recompensar as pessoas de maneira justa de acordo com o valor que elas criam para a organização.
Essa é sem dúvida uma grande lição que Charles Koch nos ensina. Busque conhecer mais sobre a neurociência e tente aplicar os princípios em seu negócio.
Comentários