top of page

PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO E VALORIZAÇÃO DO TERAPEUTA SISTÊMICO

Apesar de suas muitas recompensas, a prática pode abalar o pilar espiritual, mental e emocional dos Terapeutas. Assim, é vital que o profissional realize práticas de autocuidado.


O autocuidado inclui atividades em que podemos nos envolver para promover nosso bem-estar emocional, físico e espiritual. Bom, esse assunto você já conhece, mas você tem praticado em sua vida o que ensina aos pacientes?


A prática de autocuidado deve ser contínua e pode envolver muitas atividades básicas, como: dormir adequadamente, manter uma dieta saudável, praticar exercícios regulares, passar tempo com a família e amigos.


Envolver-se com o seu lado espiritual e fazer terapia com regularidade são fatores importantes também na vida de um Terapeuta. Muitos Terapeutas realizam a autoaplicação de suas terapias. Mas, às vezes, é necessário uma visão de fora. Faça terapias e trocas com outros Terapeutas, participe de rodas de conversa!


Autocuidado envolve ainda estabelecer limites, conhecer seus limites e ser capaz de dizer “não”. Manter um equilíbrio saudável nas atividades profissionais, bem como entre as partes profissional e pessoal da vida.


Valorizar-se na profissão de terapeuta também é uma forma incrível de autocuidado. Valorizar o trabalho de desenvolvimento dos clientes, as formações e especializações que foram feitas. Isso inclui saber como cobrar pelo seu trabalho e como lidar em algumas situações desagradáveis, que podem surgir pelo caminho da profissão de terapeuta.


Por exemplo, um cliente pode não aparecer de última hora ou ficar devendo algumas sessões. São problemas que, como em outras profissões, podem ocorrer. Isso pode desencadear o estresse e desestabilizar o cronograma, cabe ao profissional saber lidar da melhor maneira possível.


E é por isso que além de ser exigência da formação de terapeutas do Instituto Veríssimo que o participante esteja em processo de terapia, também ensinamos como o nosso aluno deve valorizar o seu trabalho e cobrar o que é justo. Para saber mais sobre esse programa de formação você pode clicar aqui

61 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page