top of page

POR QUE E COMO ATUAR COMO PSICOTERAPEUTA SISTÊMICO.

A profissão de terapeuta é altamente gratificante, pois os profissionais causam um impacto positivo e significativo na vida daqueles que atendem!

Todos buscam por uma carreira gratificante. Mas, o que você acha que precisa ter para isso? Embora existem muitas respostas possíveis, na minha opinião há pelo menos duas coisas que você deve buscar.


Primeiro, você deve seguir seu coração. O que significa trabalhar em algo que é importante para você. É algo que você não faz apenas por dinheiro, mas por amor e com carinho. Que é sua missão e propósito de vida.


Em segundo lugar, você deve buscar seu potencial máximo. Não basta apenas fazer o que é importante para você, mas também buscar o melhor de você.


Se você escolheu ser terapeuta, acredito que você já segue seu coração e faz algo em que acredita. Agora, para buscar o melhor de você, é essencial desenvolver e aprimorar habilidades constantemente, pois esta carreira gratificante pode ser bem desafiadora.


Algumas habilidades essenciais, para quem segue (ou deseja seguir) a profissão de terapeuta, são:


Habilidades de comunicação:

Para ouvir atentamente os pacientes, a fim de entender o que eles buscam alcançar com as sessões.


Habilidades de decisão:

Para avaliar as necessidades de cada paciente e recomendar o melhor tratamento com base nas necessidades dessa pessoa.


Habilidades de gerenciamento de tempo:

Devem adaptar uma consulta às necessidades específicas de cada paciente, buscando usar seu tempo com sabedoria para ajudá-los a realizar seus objetivos dentro do tempo disponível.


Habilidades com finanças:

Precisam aprender a executar uma prática lucrativa de forma justa e racional. Devem ser capazes de cobrir as despesas e pagar a si mesmos, valorizando seu trabalho.


Habilidades com os meios digitais e divulgação:

No mundo conectado em que estamos vivendo, fazer divulgação online como terapeuta é essencial para estar presente quando seus pacientes mais precisarem. Os meios digitais já tomaram conta do nosso dia a dia em todas as áreas, e o mesmo vai acontecer com as terapias holísticas, por isso estar atualizado é super importante!


Empatia:

Também conhecida como a habilidade de colocar-se no lugar do outro. É importante para dar aos clientes uma experiência positiva, o que requer a construção de confiança entre terapeuta e cliente. Fazer os clientes se sentirem confortáveis também ​​é imprescindível para expandir a base de clientes.


Integridade:

Muitas vezes, os terapeutas têm acesso a informações pessoais dos pacientes, como histórico médico. Portanto, eles devem ser confiáveis, éticos ​​e proteger a privacidade de seus clientes.


É uma grande responsabilidade tratar o ser humano de forma integral, cuidando de seus aspectos físicos, energéticos, psíquicos e ambientais. Por isso, sempre converse com o paciente sobre seus sintomas, conheça seu histórico médico e resultados esperados, forneça a eles orientações sobre a sua prática e documente o progresso das sessões.


Formação e qualificações para a profissão de Terapeuta


O Ministério do Trabalho reconhece a profissão e ela é, inclusive, classificada dentro da CBO, a Classificação Brasileira de Ocupações, sob o registro 3221-25 – Terapeuta Holístico.


Apesar de uma profissão reconhecida como ocupação, ela ainda não é regulamentada por Lei Federal. Sendo assim, não há uma formação específica para a profissão de terapeuta holístico, uma graduação, por exemplo.


O Instituto Veríssimo, disponibiliza uma formação completa para quem deseja torna-se Psicoterapeuta Sistêmico, incluindo uma gama de cursos complementares e certificações que vão ajudar ainda mais você que deseja ser um psicoterapeuta de sucesso.


Para se tornar um terapeuta de sucesso, realizar cursos, aperfeiçoamento e estudo contínuo é essencial. Pode-se optar por uma gama variada de cursos e especialidades, desde os mais introdutórios até os mais avançados, presenciais e online. Vai depender da área de atuação que o profissional escolher.


Visto que a maioria dos terapeutas atuam como autônomos, alguns cursos que não são diretamente ligados com a prática podem complementar e ajudar bastante na carreira e no desenvolvimento de algumas habilidades necessárias para você conseguir uma carreira de sucesso. Podem ser cursos de empreendedorismo, finanças, marketing humanizado e administração do tempo, por exemplo.



52 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page