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Foto do escritorSaulo Veríssimo

NICHOS DO MERCADO DE TERAPIAS SISTÊMICAS

Um nicho de mercado é um grupo de pessoas com algo em comum. Pode ser interesses semelhantes, hobbies, faixa etária, gênero, origem social, religião, estilo de vida, formação educacional, valores, entre outros.



Aqueles dentro de um nicho de mercado têm desejos e necessidades semelhantes e, portanto, um produto ou serviço é comercializado especificamente para beneficiá-los.


Atuar em um nicho específico permite que você ofereça seus serviços para seus clientes ideais e ajuda você a encontrar esses clientes ideais com mais facilidade. Outro benefício de ter um nicho de mercado é que é muito mais fácil se tornar conhecido quando você é visto como um especialista.


Com frequência vejo terapeutas evitando escolher um nicho por pensar que vão perder todas as outras oportunidades. Na verdade percebo que o foco é uma das grandes dificuldades enfrentadas por terapeutas, e que poucos escolhem o caminho de se especializar em uma técnica.


Eu entendo, afinal neste mundo existem muitas coisas interessantes que você quer aprender! E é super válido, afinal estamos falando de terapia holística, que envolve uma combinação de diversas práticas.


Porém eu realmente recomendo que todos escolham pelo menos uma técnica para se aprofundar e se tornar um verdadeiro especialista, focando 70% dos seus esforços de aprendizado e divulgação. O poder de focar em um nicho é como regular o jato de uma torneira, quanto mais você feche, mais forte fica o fluxo. Isso é senso comum muito forte no mundo business por aí!


Muitos se perguntam se é possível atender a mais de um nicho. A resposta é sim, mas você terá que ser claro ao fazer as distinções entre suas áreas.


Além disso, muitas vezes é necessário mais tempo e esforço para expandir o trabalho em mais de uma área e mais tempo para ser conhecido em cada uma.


Se você ainda não sabe como escolher um nicho para sua prática, veja 03 dicas:


Escolha um nicho que você ama:

É muito mais fácil se motivar com o que você gosta de trabalhar. Se você é apaixonada(o) pelo seu trabalho, os potenciais clientes e pacientes irão perceber e sentir isso, ficando muito mais interessados ​​em serem atendidos por você.


Tenha conhecimento e experiência:

Não só sua experiência como terapeuta, mas principalmente sua história de vida podem ser elementos que levem você à decidir por um nicho de mercado. Caso você esteja estudando, pode pesquisar sobre um nicho, criar um plano de carreira e se tornar um(a) especialista neste nicho.


Pesquise a viabilidade do seu nicho:

Você precisa saber se as pessoas estão interessadas ou precisam de serviços em sua área. Não adianta oferecer um serviço que lhe interesse, mas que outras pessoas não precisem. E ainda, como profissional de terapia, é importante levar seu trabalho até muitas pessoas com facilidade.


É crucial que o terapeuta sistêmico tenha ainda em mente a importância de desenvolver autoridade profissional em seu nicho de mercado, e pra isso além de conteúdos relevantes que entreguem valor aos seus possíveis clientes ele deve ter em mente que a sua capacitação profissional e os títulos também serão diferenciais na sua carreira, além da sua rede de relacionamentos.


O Instituto Veríssimo oferece uma formação completa de Psicoterapeutas Sistêmicos, incluindo treinamentos voltados à inteligência de marketing e ações em redes sociais para que seus alunos possam ter sucesso como terapeutas, para saber mais basta clicar aqui.

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