top of page

ATUAÇÃO E FORMAS DE TRABALHO DO TERAPEUTA SISTÊMICO

O terapeuta sistêmico é o profissional que atua no tratamento complementar de doenças e distúrbios físicos e/ou psíquicos. O sistêmico pressupõe uma abordagem que atua no sistema pessoal como um todo, não fragmentado ou tratado apenas pela parte problemática ou doente.



Assim, para o terapeuta sistêmico, os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, e o seu objetivo é tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa como nos reflexos do problema.


Essa atuação pode ser oferecida para pessoas, como terapia individual, casais, família e grupos. Assim como pode ser oferecido à empresas na forma de assessoria no desenvolvimento dos profissionais, também individualmente ou em grupo.


Para os Terapeutas autônomos, é possível organizar seus próprios horários, com o cuidado para as horas de trabalho não se tornarem excessivas.


Nem sempre os agendamentos se encaixam no horário típico, pois alguns clientes precisam ser atendidos após o horário comercial. No entanto, esse ponto, que pode ser considerado negativo por alguns profissionais, é compensado para alguns pela satisfação gerada pelo trabalho extremamente recompensador e por fugir dos horários de rush.


Os terapeutas geralmente trabalham em condições confortáveis, já que seus clientes precisam se sentir à vontade no ambiente em que são atendidos. Alguns atendem em sua casa ou em um espaço alugado, como por exemplo, em grandes clínicas de saúde, spas ou consultório particular.


Os profissionais também podem realizar visitas aos pacientes, em suas próprias casas, no caso destes estarem com limitações físicas ou psicológicas, por exemplo.


Aproveitando os benefícios da internet e a possibilidade de realizar terapia à distância, muitos terapeutas já oferecem seus serviços online, onde conseguem encaixar seus horários com os do paciente mais facilmente. Bem como, não perder tempo com deslocamento ou gastar com espaço físico.


Uma forma de fazer isso, é por meio de plataformas para Terapeutas, que criam uma ponte de comunicação entre terapeuta e paciente. Nelas, o terapeuta pode criar seu Perfil e divulgar suas qualificações, receber clientes, avaliações e muito mais!


O Instituto Veríssimo, tem sido pioneiro na formação e credenciamento de terapeutas sistêmicos, assim como na oferta de ferramentas que auxiliam estes profissionais à destacarem-se no mercado profissional.

404 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page