A psicoterapia é um processo individual e muito particular de cada pessoa, então não devemos comparar a nossa experiência com a experiência de outra pessoa. O que funciona para alguém, pode não funcionar para você, assim como um conselho ou uma forma de lidar com uma situação, cada um tem as suas particularidades e a comparação não é um caminho real.
Você terá feedbacks positivos ou negativos de qualquer situação ou serviço, isso vai depender da forma como você vai lidar com aquilo, então o que funcionou para você, pode não funcionar para o seu amigo. E assim é a vida, o trabalho, o relacionamento, não se deve comparar experiências.
Temos uma necessidade de buscar o que é conhecido, basear-se nas experiências dos outros, ouvir o que deu certo ou errado para maioria das pessoas e ir atrás do caminho que parece mais fácil, simples e prático. Isso faz parte dos nossos padrões de pensamentos e comportamentos. Nossa mente gosta do que já é conhecido para evitar perigos, desconfortos e medos.
A verdade é que cada um de nós temos experiências individuais, interpretações das situações, ambientes que nascemos e estamos inseridos, além dos relacionamentos que nos ensinaram e contribuem para a nossa forma de se relacionar com o mundo, com as pessoas e com nós mesmos.
Desafios da psicoterapia
A psicoterapia é um processo longo que inclui muitas etapas e pode ser doloroso. Mudar dói e dá trabalho.
Não existe uma pílula mágica e nem uma receita simples para ser seguida. A verdade é que assim como a vida tem seus altos e baixos, na psicoterapia acontece a mesma coisa. Tem dias que são mais fáceis e outros mais difíceis, porém é um trabalho necessário e que traz muitos aprendizados, alegrias, além da capacidade de ressignificar sua história e fazer as pazes com você mesmo.
A responsabilidade desse processo de mudança será sua e embora o psicólogo possa indicar alguns caminhos, será você que vai percorrê-los.
5 coisas que não te contaram sobre psicoterapia
1. é libertador, mas não é fácil:
O processo de olhar para si e poder entrar em contato com suas questões pode trazer muita liberdade, pois você vai conseguir identificar o que é seu e o que precisa ser trabalhado. Mudança não é fácil, mudar hábitos, formas de enxergar o mundo, as pessoas e a si mesmo. Exige coragem, determinação e disposição. Dói, mas é um processo que vale a pena no final.
Não tem como se libertar de algo que você não conhece, não aceita e não enfrenta. Assim são com os pensamentos e emoções, precisamos entender, aceitar e aprender a lidar com eles. Se você esconde algo que te machuca ou te faz sofrer, em um determinado momento o seu potinho vai ficar cheio e pode transbordar. Quando isso acontece vice pode explodir em alguma situação, isso pode aparecer como algum sintoma físico, ou seja ignorar as emoções e pensamentos não funciona por muito tempo, uma hora elas vão transbordar.
A psicoterapia pode te ajudar a entender esses pensamentos e emoções desconfortáveis e você vai aprender a lidar melhor com eles de uma forma mais saudável.
2. quando ficar difícil pode ser que você tenha vontade de parar:
Todo processo tem as etapas mais fáceis e as mais difíceis, na PSICOTERAPIA acontece do mesmo jeito. Vão existir momentos de dor e sofrimento que vão ser necessários para o seu aprendizado e mudança. Nosso primeiro instinto é fugir e querer evitar isso, ficar na zona de conforto e não querer mexer onde está ferido ou machucado. Essa fuga é algo natural do nosso corpo e mente como forma de nos proteger e nos livrar do sofrimento, mas é imprescindível entrar em contato com as suas feridas e dores para poder trazer um significado diferente para elas. O que aconteceu é passado e não temos como mudar, mas podemos enxergar de uma nova forma e tornar algo confortável de lidar.
Criar novas perspectivas faz você aumentar o seu repertório de pensamentos e comportamentos diante de uma situação vivida. Esse é o único poder que temos, enxergar de outra forma aquilo que não podemos mudar, aceitar que o passado não se muda, mas o presente pode.
3. todo mundo pode fazer:
Qualquer pessoa pode fazer psicoterapia. Não precisa estar ter um transtorno, um momento de crise ou ter vivido uma perda. Você pode iniciar esse processo quando sentir que precisa de ajuda pra lidar com alguma questão da sua vida que não está indo bem. Igual fazemos quando queremos mudar nossos hábitos alimentares ou físicos.
É necessário que você queira participar desse processo e esteja disposto a fazer parte de algo que pode mudar a sua vida. Não será sempre um mar de rosas, mas também não precisa ser só sofrimento.
O processo de psicoterapia vai te esclarecer questões que muitas vezes você não entende e que não te fazem bem. É um processo de reconhecer as forma que nos relacionamos com o mundo, com as pessoas e com a vida. Entender que escolhas, interpretações, crenças, emoções, vivências e relações fazem parte da sua vida e fizeram você se tornar quem você é.
4. você precisa se sentir bem com a escolha do profissional:
A escolha de um profissional é um aspecto que traz muitas dúvidas nesse processo. Não existe uma resposta certa ou errada, existem vários profissionais que você pode escolher por especialidade, por conexão, por indicação ou por um motivo particular seu.
O mais importante que você tenha uma conexão e se sinta bem com o psicoterapeuta que fará parte dessa sua jornada. Você precisa se identificar com ele, com a forma que ele trabalha e direciona o trabalho dele. Sentir-se confortável com o profissional, pois não é fácil compartilhar questões internas, mas sentindo confiança no profissional deve ser levado em consideração. Ele fará parte do seu processo e nem sempre será fácil.
Ele não será o seu amigo, não vai querer te agradar, mas vai te ajudar no processo usando os conhecimentos e técnicas científicas para orientar e pontuar o que seja necessário para o seu crescimento e desenvolvimento. Ele está muito bem preparado para isso.
Além disso há diversas abordagens, linhas e métodos utilizados. Nem sempre isso é o que determina, mas pode ser um ponto para te ajudar a escolher. Com certeza existe algum que você vai se identificar.
5. não existe promessas de resultados:
Dentro do processo de psicoterapia não há previsão de resultados e você precisa estar aberto e comprometido com isso. Os resultados estarão relacionados com o seu envolvimento no processo e a forma que você vai lidar com ele. Cada um tem o seu tempo, sua dor, sua disponibilidade e seus padrões diante das situações da vida
Na psicoterapia não tem previsão de como vai ser, o que vai acontecer ou quando vai acabar, sabe pq? Somos seres únicos e cada um de nós temos nossas questões particulares. É um processo de olhar para dentro, de enxergar o que precisa ser mudado, fazer essa mudança no seu tempo e sentir a melhoria.
Os resultados serão atreladas a maneira que conseguimos entender o que precisamos mudar dentro de nós. É um processo individual de cada um, então não tem como prometer algo, porque o profissional não tem o poder de fazer você mudar, essa é uma escolha sua. Ele estará ali com os conhecimentos e técnicas para te orientar e direcionar, mas o processo é seu.
Se você quer mudar a sua alimentação, quer desenvolver uma alimentação saudável para a sua saúde você vai precisar de um plano para isso certo? Você pode contar com a ajuda de um profissional que irá te orientar sobre o que comprar e preparar, mas a ação dependerá única e exclusivamente de você. Se você não fizer s sua parte, não há profissional que faça você ter hábitos mais saudáveis. Funciona assim na psicoterapia, você que fará a mudança e a virada de chave.
Comments