Há sem dúvidas muitas perguntas que você provavelmente já se fez quando pensou em se tornar um psicoterapeuta ou a respeito de alguém que conhece e que se tornou profissional da área.
É fato que muitas pessoas buscam uma formação nessa área por sentirem-se vocacionados a ajudar pessoas e outras que buscam afim de compreenderem melhor o funcionamento da sua mente, emoções, pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Realmente, aprofundar-se nos aspectos da mente humana é fascinante e, se bem conduzidos, os estudos contínuos dos profissionais dessa áreas trazem inúmeros benefícios como autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Porém, os benefícios vão muito além disso... que já é incrível, temos que concordar!
Então confira pelo menos 05 benefícios pessoais que atuar como psicoterapeuta pode lhe trazer:
1) Um novo estilo de vida
É um pressuposto de um profissional de psicoterapia ter um estilo de vida que ande em consonância aos serviços que presta a seus clientes. Dessa forma, é natural que ao tornar-se psicoterapeuta você opte por um estilo de vida mais saudável. É um requisito para a formação e melhor atuação do profissional que ele adote práticas de autocuiado que vão desde estar em terapia, ter rotinas de autocuidado à ter tempo de qualidade com as pessoas que ele ama. Tudo isso impacta significativamente a vida de quem decide abraçar essa profissão.
2) Relações mais saudáveis
O Conhecimento adquiro na formação, assim como as experiências nos atendimentos trazem um novo olhar para as pessoas e as relações em geral. Seja com um(a) parceiro(a) amoroso, com a família, com os filhos. O Psicoterapeuta desenvolve mais empatia, melhora sua capacidade de escuta e constrói recursos cognitivos e comportamentais para relacionamentos melhores.
3) Melhor gerenciamento das emoções
É um requisito para a formação e uma orientação a ser mantida durante a atividade profissional do psicoterapeuta que ele passe por terapia individual. Isso em conjunto com os conhecimentos adquiridos e as experiências vividas nos atendimento leva a pessoa por trás do profissional a aumentar significativamente a sua capacidade de lidar com emoções, elaborá-las e melhor utiliza-las.
4) Aumento na produtividade
Gerenciar o tempo é uma as competências desenvolvidas pelo psicoterapeuta tanto na sua formação como na sua atuação. Isso faz com que ele torne-se mais consciente a respeito de como ser mais produtivo. Com a possibilidade de trabalhar online, sem sair de casa por exemplo, é possível trabalhar com qualidade e ter tempo para outras atividades.
5) Ganhar mais dinheiro
Por mais que algumas pessoas ainda não enxerguem a psicoterapia como um negócio, ela é! E em um mercado que cresce todos os dias visto a enorme necessidade de profissionais de saúde mental, trabalhar com psicoterapia pode ampliar os ganhos pessoais. Ainda mais se o profissional escolher o meio online, onde os custos reduzem significativamente.
Vale pontuar que todos esses e outros benefícios não vêm sem que o profissional se qualifique da maneira adequada, buscando uma formação lhe dê os recursos necessários para tal. E é crucial reforçar que neste processo, a formação será apenas 20% do que de fato trará resultados pessoais e profissionais aos que a buscam.
É uma decisão pessoal, atrelada ao compromisso e a disciplina do psicoterapeuta alcançar esses e outros benefícios.
Comments