A Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é uma das estratégias mais assertivas quando se trata da melhoria de comportamento — e, em consequência, de desempenho — em uma organização.
Isso se deve ao fato de as técnicas de PNL induzirem o alcance dos objetivos por meio de puro planejamento e atitude mental.
Se você ainda não entende muito bem esse funcionamento, fique tranquilo, pois nós preparamos esse conteúdo para você! Antes de mais nada, vamos entender do que se trata:
O que é PNL?
A PNL é uma mistura de técnicas das áreas de computação, neurologia e linguística que visa o aprimoramento e aperfeiçoamento das habilidades humanas visando potencializar os seus resultados.
De um modo mais usual, trata-se da exploração da forma como a compreensão e percepção humana assimilam as experiências com base na sua linguagem e gatilhos mentais.
É por meio disso que se mapeiam os processos estratégicos da mente humana em busca de uma mudança evolutiva em seus comportamentos para atingir objetivos específicos.
Dentro dessas mudanças, é possível destacar vários processos passíveis de serem melhorados, tais como:
Criatividade;
Relacionamentos interpessoais;
Liderança;
Comunicação;
Motivação;
Aprendizagem;
Vendas.
Qual sua influência na rotina de RH?
A PNL gera um exercício de empatia e de flexibilização dos pontos de vista mediante o questionamento da primeira percepção emitida. Por essa razão, pode influenciar qualquer processo dentro da rotina de RH, tudo isso por meio da utilização das técnicas certas.
Quais são as técnicas?
Retomando, a PNL relaciona a influência que os pensamentos (neuro) sofrem pelas palavras (linguística), levando à ação (programação). Além disso, procura formas de aumentar a produtividade modificando as ações.
Nesse sentido, separamos algumas técnicas de PNL que podem ser aplicadas no RH da sua empresa:
Fogging
A primeira técnica é voltada para a resolução de conflitos e parte da ideia de “embaçar” uma situação para tirá-la do foco e procurar novas soluções.
Geralmente, são utilizadas frases como “Como posso melhorar a situação?” ou “O que posso mudar para resolver esse problema?”, na tentativa de trazer novas perspectivas sempre que uma situação de conflito e tensão de apresenta.
Essa técnica pode ser adotada tanto pelo RH, na tentativa de remediar ou até mesmo evitar que desentendimentos aconteçam, quanto pelos próprios funcionários que integram a equipe.
A ideia é retirar a ideia de acusação e questionar a real possibilidade de solucionar o problema.
Swish
Essa é uma técnica simples de reprogramação dos gatilhos mentais.
Ela consiste em associar uma imagem ou sensação boa a cada estímulo negativo que você recebe e, então, substituir o mal-estar por algo do seu agrado antes de ter uma sensação prejudicial.
Você pode utilizar um assobio, literal ou mental, para demarcar a transição da sensação desagradável para a boa.
Seus resultados servem para aumentar o bem-estar, evitar conflitos, manter a motivação do colaborador ou evitar a sobrecarga e o estresse, fazendo com que o ambiente de trabalho contribua para a qualidade de vida da equipe.
Essa é uma técnica que deve ser utilizada por cada membro da equipe, sempre que identificar a necessidade.
Rapport
A técnica deriva de um termo francês que expressa afinidade. Ela trata de um espelhamento comportamental, que pode variar da postura até o estado interior de uma pessoa.
Se assemelha a uma imitação, mas muito mais sutil e empática, que visa a demonstração de reconhecimento e concordância com o outro.
É uma técnica que pode ser usada pelo RH, com a intenção de buscar a aproximação e compreensão sobre as equipes.
Além disso, pode ser repassada a supervisores setoriais e estendida para qualquer funcionário, já que se trata de um exercício de empatia. Isso irá contribuir para melhorar o ambiente corporativo de forma significativa.
Com o uso dessas técnicas de PNL a longo prazo, é possível auxiliar o aperfeiçoamento das relações interpessoais, aproximando os colaboradores e melhorando a gestão de RH na empresa.
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